LUGAR DE FALA - deve-se viver/ser para poder falar sobre?

by - 09:49:00

 

Nos últimos anos, muitos assuntos, pautas e principalmente palavras foram banalizadas e empregadas de forma medíocre. Calma, esse conteúdo é tão novo para mim que talvez para quem está lendo agora. Essas formas de exemplificar a "nossa existência" tomaram nomes, rótulos e tudo mais. Lembre-se sempre que o capitalismo ama rótulos, isso transforma suas ideias em ganho monetário para muitas pessoas.  Aprendi com a Chimamanda Ngozi Adichie nessa minha jornada como homem feminista, entendi lendo seus livros que eu posso ser, e mais, que eu deveria ser feminista.


LUGAR DE FALA

Não existe neutralidade, ex. quando uma pessoa não LGBTQIAP+ diz: não vou opinar, ele contribui para que muitas pessoas que são continuem a passarem pelos mesmos problemas. 

Se você pensa que não pode apoiar uma causa por não ser o seu "lugar de fala" , primeiro entenda:

Esse entendimento "lugar de fala" é danoso, isso porque lugar de fala não é isso, no livro da Djamila Ribeiro Lugar de Fala é o conceito é pra que a gente consiga trazer uma lente que expõe de onde vem aquele discurso, qual o lugar... Então quando você escuta alguém dizer algo, imediatamente você precisa se perguntar: Qual é o lugar? De onde esse discurso está vindo? e isso revela muitas coisas do discurso, isso tira um pouco da ingenuidade de quem fala: Nossa, engraçado que o banqueiro tem sua opinião. Porque ele tem um lugar de fala, a fala dele vem de algum lugar...

Mas o mais importante é identificar os lugares que nunca falam, esses ofendem mais sua sobrevivência. Ou os lugares que ninguém nunca escuta quando falam...

LUGAR DE FALA

Mulheres fortes conseguem mudar o mundo consigo. Porque conseguem mudar um vicio de leitura da população média, de achar que lugar de mulher é na cozinha, mulher não pode dirigir um país... Quando o Donald Trump, durante sua campanha vai mobilizar o Rust Belt, uma parte dos Estados Unidos de gente caipira, ligada com terra, muito conservadora, muito reacionária... A galera das duas costas (de ambos partidos) resolvem ir para lá e tentar fazer um trabalho de formiguinha, uma dessas pessoas foi um comediante, produtor de conteúdo, do qual não me lembro o nome que ele chega em uma mulher e pergunta: 

Porque que você vai votar no Trump? e não na Hilary? 

Ai uma moça fala assim: 

"há, porque as mulheres são mais emotivas né, e você não pode ter uma mulher no poder porque ela pode começar uma guerra a qualquer momento."

Ai ele combate essa ideia:

"E quem começou todas as guerras até hoje?"

Entendem que opinar sobre mulheres é o lugar de fala dessa moça, que na crença em que vivemos hoje ela é digna de opinar sobre emoções femininas por ser mulher? Ou você só aceita quando é a mesma ideia que a sua? Entenderam agora o porque de falar do vicio de leitura da população média, e do lugar de onde a pessoa vem? Como por exemplo a moça vem de um local completamente comprometido por ideias conservadoras... 

É importante que se use o "local de fala" para se entender o "local de onde vem essa fala" e não para definir quem vai opinar sobre algo, quem pode ou não pode.

Só os suicidas vão poder falar sobre o suicídio?

Apenas as pessoas com transtorno alimentar vão poder falar sobre o assunto?

Essa ideia é uma ideia que encapsula e isola a minoria, e tira da minoria a oportunidade de ter um aliado, se um discurso só reverbera em um lugar, você precisa de muito pouco para mata-lo. É muito importante que existam pessoas falando sobre todos os assuntos em todos os lugares. E, mais importante ainda que quando a gente escute a gente se pergunte "QUEM TÁ FALANDO?" (qual o local de fala) 

Quando se estuda filosofia, tem uma ideia primeira da filosofia que antes mesmo da filosofia aparecer existiam sofistas, antes dos filósofos, o filosofo é alguém que derruba o sofista, porque o sofista não está produzindo essa forma logica e racional de pensar... 

Em grego existem 3 palavras: 

Doxa (crença, senso comum) : "O sol é menor do que a terra" ou na época da igreja: "O sol gira em torno da terra" a igreja me contou, eu acredito. senso comum, "o mundo é quadrado, se você for para lá, você cai".

Sofia (vivência, experiência) : Essa pessoa é mais velha, ela sabe, ela viveu. Fernando Holiday é um homem negro que é anti-cota, diz que não existe racismo no Brasil, então, se eu for pela sofia eu compactuo com tudo o que ele pensa, porque se ele é negro ele pode falar sobre todas as vivencias de seu povo.

Episteme (construção de um método de analise e reflexão e preposição) 

A gente precisa entender de onde esse discurso vem. Essa pessoa está falando a partir da doxa? É um senso comum, é uma crença? Ela acredita naquilo sem nenhuma comprovação cientifica? Ela esta falando disso porque ela viveu na pele? Ou porque ela estudou? Ela criou um método? Segue uma metodologia?

Se o local de fala for somente sobre só fala quem já viveu, a gente mata a episteme e a gente só vive no mundo da sofia. 

Fala quem já viveu: então eu vou dizer para você fazer a dieta da lua, porque eu fiz e perdi 16kg... esse é meu local de fala, ai o nutricionista: não pelo amor de Deus não faz isso, dieta da lua não existe... 

Então, para concluir, se a gente entender o local de fala como só fala quem vive, a gente soltou a mão da ciência. 

Se apenas o gay pudesse falar sobre o movimento gay, tudo estaria em colapso, isso porque a mídia só dá voz ao homossexual reacionário (de direita) por exemplo o Clodovil, que foi ao programa do Faustão falar que não deveria existir casamento gay, que a igreja era sagrada...Nada me garante que só porque você faz parte de um grupo que você luta por ele. 


O LUGAR DE FALA NÃO É UM DADO PROIBITIVO DO DISCURSO, É UM DADO ANALITICO DO DISCURSO. 

You May Also Like

0 comments