O legado deixado pelo Virgil Abloh - fundador da Off White e diretor criativo da Louis Vuitton

by - 06:00:00


 

Vitima de câncer, aos 41 anos Virgil Abloh veio a óbito hoje 28/11/21, o câncer era uma luta da qual ele vinha batalhando por vários anos em silêncio na mídia. 

O legado dele permanecerá na historia como o primeiro negro à frente de uma grande marca, como a Louis Vuitton e dono de uma das grifes mais importantes do mundo no momento a Off White. 

A Off White foi fundada por ele em 2012 e rapidamente se tornou uma das maiores, por seu estilo unico, ousado e uma mistura de futurista com street, em 2014 o grupo LVMH uma holding francesa de marcas de luxo como a Louis Vuitton comprou parte majoritária de sua empresa, a Off White, mas Virgil continuou com 40% de sua empresa, mas sua relação com a LVMH vinha de muito antes, em 2007 Abloh desempenhou seu trabalho por um tempo na Fendi.

O     Virgil era o cara de talento impar, ele fazia de tudo e tudo muito bem, para se ter ideia Abloh já desenhou móveis para a Ikea, garrafas de água para a Evian, tênis para a Nike, jeans para a Levi, sapatos para a Jimmy Choo e fez um monte de outras parcerias. 

A revista TIME o nomeou como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo em 2018. Com licenciatura em engenharia civil e arquitetura o Virgil entrou mesmo no mundo da moda quando começou a ser um estagiário na Fendi (2007), o talento para a moda era de família, filho de mãe costureira ele aprendeu muito cedo como funcionava o mundo por trás da moda.

O Kanye West fazia parte da mesma turma do Virgil quando estagiários na Fendi, eles começaram uma relação de colaboração Kanye nomeou Virgil o diretor criativo de sua agência de publicidade, DONDA. Em 2011, West pediu a ele que atuasse como diretor artístico de Watch the trone, o álbum colaborativo da dupla com Jay-Z. Em 2012, Virgil Abloh lançou sua primeira empresa, a Pyrex Vision, uma pequena butique de streetwear de alta-costura. Virgil adquiriu diversas roupas vintage e não comercializadas da Ralph Lauren por quarenta dólares, imprimiu desenhos sobre elas e vendeu-as por preços superiores a US$ 550. Ele fechou a empresa um ano depois, já que não pretendia que fosse uma empresa comercial, mas uma experiência artística.

2013-2017: 
Off-White e o sucesso
Abloh fundou a sua primeira casa de moda e segunda negócio em 2013, com a marca de streetwear Off-White. Com sede em Milão, Itália, a empresa foi descrita por Abloh para os investidores e críticos de moda como "a área cinza entre o preto e o branco como a cor off-white". Ele lançou a linha de vestuário feminino da marca em 2014 na Paris Fashion Week. Sua linha foi selecionada como finalista para o prêmio da LVMH Prêmio, mas não venceu. Virgil lançou a sua primeira loja-conceito da Off-White em Tóquio, Japão, juntamente com o lançamento de sua empresa de móveis, a Grey Area. Em 2017, ele foi convidado para projetar uma nova coleção em conjunto com a Nike, intitulado "The Ten", onde ele recriou uma variedade dos dez tênis mais vendidos da empresa, como o Air Presto, Air Vapormax e o Blazer, com suas características únicas de estilo. Virgil também lançou, em parceria com a empresa sueca de móveis IKEA uma linha de móveis e objetos de decoração para apartamentos e casas. A coleção, intitulada "Markerad" (que é uma palavra sueca que significa "claro, nítido") que foi lançada em 2019. Uma característica peculiar de Virgil Abloh é o emprego estilisticamente das aspas em suas criações, a fim de transmitir o distanciamento irônico da sociedade e as normas sociais.

2018–2021:
 Louis Vuitton
Em 25 de março de 2018, Virgil Abloh foi nomeado diretor artístico de moda masculina da Louis Vuitton, substituindo o designer Kim Jones, marcando-o como a primeira pessoa de ascendência africana a liderar a linha de moda masculina da marca, bem como um dos poucos designers negros à frente de uma grande casa de moda francesa. Após aceitar o cargo, ele declarou: "É uma honra para mim aceitar essa posição. Acho que a herança e a integridade criativa da casa são as principais inspirações e procuraremos referenciá-las enquanto traçamos paralelos com os tempos modernos".

Abloh mostrou sua primeira coleção para a Louis Vuitton em 2018 na Men's Fashion Week, no jardim do Palais Royal em Paris. A cantora Rihanna foi a primeira pessoa a usar uma criação de Abloh antes do desfile. Convidados por Virgilrappers como Playboi CartiSteve Lacy, A$AP NastDev Hynes, e Kid Cudi desfilaram para a Louis Vuitton. Um momento marcante do desfile de estreia de Virgil foi no final, quando, abraçado a Kanye West, os dois choraram por certo tempo. Críticos consideraram que sua chegada à Louis Vuitton abalaram o mundo da moda. A trajetória de Virgil Abloh será exibida em uma exposição no Museu de Arte Contemporânea de Chicago.


DESFILES LOUIS VUITTON

2018

2019

2020

2021

2022

R.I.P VIRGIL ABLOH

You May Also Like

10 comments