Conquistas do feminismo e das mulheres pioneiras - No BRASIL e no mundo

by - 16:27:00


Primeiramente Bom dia/Boa tarde/Boa noite.

Mesmo com todos os posts sobre feminismo  que temos aqui neste blog (que estão aqui abaixo), eu acho que tem muuuuuuita gente desinformada sobre o movimento, e sobre a imensa importância que ele tem. Neste post quero mostrar a vocês o impacto e as conquistas do feminismo na sociedade.

Veja também...
ALGUMAS CONQUISTAS DO FEMINISMO

A nossa constituição nos mostra meios legais de se fazer as coisas, e também do que não fazer. Sendo essa criada por nós homens claramente o reflexo da falta da representação e do poder da mulher em muitos meios onde os homens dominam. Algumas coisas mudaram graças a militância de muitas mulheres que buscaram seus direitos na raça. Imagina, em um país onde se intitula a democracia nunca se houve tanto também a falta da tal.


Essa mulher considerada também a primeira mulher feminista brasileira e latino-americana (do Rio Grande do Norte) criadora TAMBÉM do livro "Direito das mulheres e injustiça dos homens" em 1832 que fez dela TAMBÉM a pioneira a lutar pela educação das mulheres conseguindo em 1827 o direito das mulheres de estudarem e frequentarem a escola. Porem a sociedade machista não estava preparada para lidar com mulheres nas escolas conquistando sua independência o que fez com que apenas em 1887, 60 anos depois a primeira mulher brasileira foi conseguir um diploma de ensino superior. 


Considerada uma das primeiras lutas do feminismo de fato. O direito de votar só foi considerado após o movimento sufragista que se deu inicio em 1897 com o total apoio da fundação da União Nacional pelo Sufrágio Feminino. Porém no Reino Unido terra de Millicent só puderam votar em 1918, 21 anos depois. 
No Brasil, graças a professora Celina de Guimarães Viana (do Rio Grande do Norte (foi o estado pioneiro nesse sentido)) em 1927 ela consegui seu registro para poder votar. Apesar da conquista de Celina apenas em 1932 que foi de fato liberado o voto da mulher e junto com essa conquista o poder também de ser eleita para cargos no executivo e legislativo. Novamente com uma sociedade doente machista só podiam votar mulheres com autorizações de seus maridos, viúvas e solteiras com renda própria e  tão somente em 1934, 2 anos depois que essas exigências foram ultrapassadas.


No dia 27 de agosto de 1962 (guarde essa data) foi sancionado o estatuto da mulher casada que instituiu que a mulher não precisaria da autorização do marido para trabalhar, receber herança e em caso de separação requerer a guarda dos filhos. Isso mesmo há apenas 56 anos atrás vocês mulheres conseguiram o direito de ser DONA DE SI. Muito pouco tempo não é mesmo?! Donas de si porque se você não pode trabalhar ou receber herança você automaticamente não pode se sustentar e também ao mesmo encontro você se casa para conseguir viver e acaba sendo refém do casamento porque se hoje em dia filhos seguram o casamento imaginem naquela época onde até mesmo agressões eram tidas como "ensinamento", "domesticação da mulher".


Acho eu que este foi o marco do feminismo que é mais conhecido no Brasil pois esse se vê nas escolas. a lei Maria da Penha que leva o nome de sua criadora surgiu em 2006 há 12 anos atrás foi a maior conquista contra a violência doméstica até hoje. A partir dela em 2015, três anos atrás foi sentencionada a lei do feminicídio que fez com que a morte da mulher se tornasse um crime hediondo Hediondo é um adjetivo masculino que significa feioimundohorrível e repugnante.)
O crime hediondo não se pode pagar fiança. Imaginem o quão indefesa era a vida da mulher, o quão fácil era para os homens agressivos e assassinos se "livrarem" das mulheres.
Como o homem continua no poder dos maiores cargos e continua sendo maioria isso impede de que a lei Maria da Penha seja executada como deveria ser. Por conta novamente do machismo impregnado em nossa sociedade.


O sexo estava ligado tão somente a questão reprodutiva, principalmente para as mulheres casadas, sendo assim não existiam pilulas anticoncepcionais, preservativo e nem nada. Apenas na década de 1960 surgiu a pilula anticoncepcional que permitiu uma maior liberdade sexual e contrapartida diminuiu as taxas de natalidade mundial. Assim escritoras como Betty Friedan e Simone de Beauvoir começaram a desconstruir  o papel da mulher na sociedade.

Mas nem todas as bandeiras foram conquistadas ainda. Temos a descriminação do aborto voluntário que só é permitido em casos de risco para a vida da mulher, estupro e fetos com anencefalia.


Agora vocês verão conquistas das mulheres Brasileiras em grande parte onde MUITAS delas se não quase todas foram graças ao movimento feminismo que as deu liberdade e representatividade para criarem coragem e se jogarem na busca por seus direitos. 


E foi em 1822 que Maria Leopoldina arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil exerceu a regência . Na ausência de D. Pedro I que se encontrava em São Paulo ela o enviou uma carta junto com outra de José Bonifácio. Na carta dela ela fez comentários a Portugal criticando a atuação do seu marido e de dom João VI, ela também exigiu que D. Pedro proclame a independência do Brasil e em sua carta adverte "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece". 


1ª Maestrina, Chiquinha escreveu mais de 2 mil canções populares, entre elas a primeira marcha de carnaval do país "Ô Abre Alas". Escreveu ainda 77 peças de teatrais.


Em 1887 formou-se a primeira médica no Brasil. As pioneiras a se formarem tiveram inúmeras dificuldades em se afirmarem profissionais onde muitas delas foram ridicularizadas.


Fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, a professora liderou uma passeata onde exigiam o direito do voto da mulher.


Só em 1927 houve o primeiro voto feminino no Brasil e na América Latina e ocorreu dia 25 de novembro no Rio Grande do Norte onde 15 mulheres votaram mas seus votos foram anulados no ano seguinte, no entanto foi eleita a primeira prefeita do Brasil e da América latina Alzira Soriano de Souza no municipio de Lages-RN.


Com a criação do novo Código Eleitoral em 1932 Getúlio Vagas no inicio de sua era Vargas garantiu finalmente o direito do voto da mulher brasileira.


1932- Primeira atleta brasileira a participar de uma olimpíada em seus 17 anos de idade em sua primeira olimpíada em Los Angeles ela foi a única mulher da delegação olímpica.
Em 1937/1945 O estado novo criou o decreto 3.199 que proibiu mulheres de praticar alguns esportes que eram considerados "incompatíveis  com as condições femininas como: Luta (de qualquer natureza), futebol de salão, futebol de praia, polo, polo aquático, halterofilismo e beisebol. somente em 1965 que o decreto foi regularizado.
Em 1948 a delegação brasileira olímpica foram para Londres com 11 mulheres e 68 homens.

Em 1979 a equipe de Judô feminina inscreveu-se com nomes masculinos no campeonato sul-americano da Argentina fato esse que motivou a revogação do decreto 3,.199.


Na década de 1933 nas eleições para a Assembléia Constituinte foram eleitos 214 deputados e dentre eles uma única mulher a Carlota, sendo assim a primeira deputada do Brasil.


Em 1979 Eunice representante do PSD/AM, tornou-se a primeira mulher  a ocupar o cargo de Senadora isso somente devido ao falecimento do titular da vaga.


1990 Eleita a primeira mulher para o cargo de senadora representando o PDT/MG 


1990/92 Zélia é a primeira ministra do Brasil. Ela assume a pasta da Economia no governo de Fernando Collor.


1994- Primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro: o Maranhão, foi reeleita em 1998.

1980 ano de criação de centros de autodefesa com intuito de coibir a violência contra a mulher com o lema "Quem não ama, mata".

Com uma forte pressão dos movimentos feministas em 1983 foi criado os primeiros conselhos estaduais da condição feminina (MG e SP) com o objetivo de traçar politicas públicas para as mulheres. O ministério da saúde cria o PAISM- Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher baseando sua assistência nos princípios da integralidade do corpo, mente e da  sexualidade de cada mulher.

1985 Marcado por surgir a primeira delegacia de atendimento especializado à mulher- DEAM (SP) dando origem a muitas outras em estados brasileiros ainda em 1985 com a Nova Republica  a Câmara dos Deputados aprova o projeto de lei que criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e também o Unifem- Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.


1988 liderado por feministas e pelas 26 deputadas federais constituintes as mulheres obtêm importantes avanços na Constituição Federal e foi ai que garantiram a igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei. Garantia esta que infelizmente no dia de hoje não nos garante nada. 

-1996 O Congresso Nacional inclui o sistema de cotas na Legislação Eleitoral obrigando os participantes a inscreverem no minimo, 20% de mulheres nas chapas.


1996- Primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras onde ela exerceu o cardo ate 1997 e é membro da ABL desde 1990.

ATUALIZAÇÕES: As mulheres já ocupam 7% das cadeiras da Câmara de Deputados, 7,4%  do Senado Federal, 6% das Prefeituras brasileiras (302). O indice de vereadoras eleitas aumentou de 5,5% para 12%


1998 - A senadora Benedita foi primeira mulher a presidir a sessão do Congresso Nacional.


SORORIDADE
Gostaria que vocês refletissem sobre esse post. As fotos em preto e branco ainda nos diz que estas datas estão muito próximas a atualidade e as coloridas tristemente são atuais. Ser feminista é "defender o direito de a mulher ter direito". 
Esse post está muito pequeno, são milhares conquista e eu procurei coisas nacionais para contar, o feminismo é mundial e são milhares de conquistas para se falar e mais ainda para se conseguir. 


















Fontes: Finanças femininasHistória Digital, Vade Mecum. Imagens: Google

You May Also Like

0 comments