Morar e estudar na Argentina (Buenos Aires)

by - 10:00:00


Olá pessoal. Quanto tempo?
Estive pesquisando bastante sobre estudar fora do Brasil, e quando pensamos no assunto parece algo tão distante. O que vem em nossa mente é que é muito caro, longe, enfim... Enviável.
Só que não é bem assim.
Quase sempre as pessoas focam em estudar nos Estados Unidos. Mas, ir para um país vizinho é sempre o melhor primeiro passo a se dar. Saber se o país que você quer ir tem algum acordo, trato com o seu é ideal para "facilitar" toda essa mudança, facilitar no ponto de vista democrático.


São muitos pontos a se considerar:


1° Faculdade (Públicas, Particulares?)
2° Moradia (Apê, casa, A/Mono ambiente?)
3° Emprego (Tem documentação legal para isso?Custo de vida (você consegue se sustentar?))
4° Documentação (Passaporte, visto?)
5° Linguagem (É sempre bom ter facilidade com o idioma)



Esses 5 pontos são cruciais quando se visa morar em outro país . Hoje vou falar um pouco sobre a Argentina, mais especificamente Buenos Aires.

Vamos começar do primeiro ponto:
*FACULDADE*

Visto de estudante para intercâmbio na Argentina. Não é necessário ter um visto para estudar na Argentina por até 90 dias. Pelo acordo do Mercosul, brasileiros podem ingressar no país com RG ou passaporte (que estejam no prazo de validade).

Faculdades Públicas:

Bem, como estou focando na capital então estamos falando da UBA.
A UBA não conta com o método tradicional do Brasil o vestibular. Lá o método de ingresso na faculdade conta com o CBC (ciclo básico comum) ou UBA  XXI.
Ambos na prática são quase a mesma coisa, só que o CBC é presencial e o UBA XXI é virtual (as provas são presenciais). Também tem alguns detalhes que diferenciam os dois, por isso recomendo que tenham todas as informações antes de optar por algum dos métodos.
CBC & UBA XXI
São 6 matérias básicas. onde 4 alteram devido ao curso que você escolher e as duas abaixo são obrigatórias para todos os cursos

Introducción al Conocimiento de la Sociedad y el Estado
Introducción al Pensamiento Científico


Faculdades Particulares:

Não posso generalizar, porque nem todas contam com o mesmo método de entrada. Mas, posso garantir que não é o vestibular já que esse método é aplicado no Brasil e devido a corrupção não assegura qualidade de conhecimento algum (em parte). 
Em grande parte das faculdades particulares na Argentina existe o método de nivelamento que é um curso que se deve fazer antes de começar a cursar o que você quer. Esse pode durar de 3 a 8 meses. Esse curso conta com um Ciclo introdutório, que para prosseguir o curso deve-se ser aprovado em todas as matérias.


*MORADIA*


Recomendo que antes mesmo de mudar-se para o país, que você tenham algum lugar já ajeitado para ficar. Ou um apartamento, casa, ou até mesmo um hotel para dormir enquanto procura na cidade mesmo se preferir. Isso porque por Buenos Aires se tratar de uma cidade turística e também onde muitos estudantes vão para morar á procura é grande e a demanda é pouca.
Recomendo que entrem em sites, blogs, e em grupos de redes sociais como Facebook.


*EMPREGO*


Não sei a fundo sobre trabalhar na Argentina porque estou  interessado unicamente em estudar. Então, deixarei um post abaixo que explica bastante sobre os passos para trabalhar legalmente lá.


(Lembrando, o site não é oficial do governo, as coisas mudam, procure estar por dentro para que não perca nenhuma atualização caso for esse o motivo de sua mudança.)

*DOCUMENTAÇÃO*

Eita Giovana, é ai que entra a parte chata de toda coisa. Eu recomendo caso você tenha condições que contrate uma agência para fazer tudo isso para vocês, existem várias agências, muitas. Mas, tome cuidado porque algumas tem má fama de aproveitar de seus clientes por isso não recomendarei nenhuma, aconselho que pesquisem muito, ou que optem por uma que algum conhecido seu já foi. Lembrando os preços dessas agências variam muito. Já achei de 900$ a 4000$.

  • 03 cópias do RG;
  • 02 cópias da certidão de nascimento;
  • 02 cópias da certidão de casamento;
  • 03 cópias do Histórico do Ensino Médio;
  • 03 cópias autenticadas do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
  • 01 cópia da carteira de reservista (Se for homem).

Lembrando novamente que essas coisas mudam, então procure um órgão legal para que não exista quaisquer transtorno com sua estadia no país.

*LINGUAGEM*

É totalmente compreensível que se deva fazer um curso de linguagem quando se vai para algum país, seja a passeio ou a viagem. Ainda mais para quem que assim como eu tem necessidade de comunicação.
Só que não falar o idioma não quer dizer que também não de pode ir, pelo contrário, aprender o idioma ou aperfeiçoa-lo pode ser uma de suas metas nesse intercâmbio. Apesar do desafio não se torna uma pedra no caminho.


*EXTRA*

Estarei deixando alguns canais no youtube aqui para vocês. É sempre bom ouvir de outra pessoa isso te motiva a ir e conquistar.







You May Also Like

0 comments