Manual de conduta contra o assédio (Claudia + Uber)

by - 06:37:00



Estou em posse de um "Manual de conduta contra o assédio" publicado pela revista Claudia em parceria com a Uber. Bem, para quem já o leu ótimo, para quem ainda não leu ou apenas não sabe de sua existência é de importância extrema que tenha conhecimento sobre o assunto, porque ele é muito importante para se compor uma sociedade justa.

Cerca de 85% das mulheres brasileiras têm receio de sofrer violência sexual. Entre as jovens 90% já deixaram de fazer alguma coisa por medo. 
O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial em taxas a assassinatos a mulheres.
No ambiente de trabalho a renda da mulher equivale a 76% da do homem. E a jornada delas continua em casa - os trabalhos domésticos rendem cinco horas a mais. A matemática da desigualdade de gênero deixa claro por que precisamos falar dos direitos das mulheres e o combate ao machismo.
NÃO tem nada de "mimimi", como se diz por aí.

Machismo não é o oposto de feminismo

O que é machismo?
Valores, ações e atitudes na sociedade que inferiorizam a mulher. É isso que alimenta a desigualdade entre homens e mulheres e sustenta comportamentos violentos contra o sexo feminino. O pensamento machista divide os papéis sociais em "coisas de mulher"(como cuidar da casa e dos filhos) e "coisas de homem" (trabalhar, prover a família, não demonstrar emoções).

O que é feminismo?
Enquanto o machismo defende a superioridade do homem, o feminismo busca a igualdade entre os gêneros. No Brasil o feminismo surgiu nos anos 30, com os movimentos pelo direito dos votos das mulheres. Ganhou reforço nos anos 70, com a mobilização das mulheres pela democracia, além da luta pela igualdade racial. O ano de 1975 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher.


Por que falar sobre isso?

Uma pesquisa feita pela ONU em 2016 aponta que 95% das mulheres e 81% dos homens acreditam que o Brasil é um país machista.  Como reflexo, ações e pensamentos machistas dão origem aos mais diversos tipos de violência cometidos contra elas, como assédio verbal, sexual, estupro e feminicídio (mortes violentas de mulheres por razões de gênero).
Homens e mulheres são igualmente capazes. Suas diferenças se complementam e devem se respeitadas. A desconstrução do machismo começa pela educação. Educar meninas para que sejam corajosas, competitivas, confiantes, livres do padrão de beleza e de comportamentos. Educar meninos para que expressem sentimentos e se igualem às mulheres em todas as situações.
Conversar sobre o tema e refletir sobre nossas atitudes é a melhor maneira de começar a transformar essa realidade.
[ 79% dos homens veem o machismo como algo negativo.]


Frases que ninguém deveria mais falar

"Mulher ao volante, perigo constante"
"tinha que ser mulher"
"Reclama feito uma mulherzinha"
"Usa saia curta e não quer que mexam com ela"
"Mulher sozinha na rua e de madrugada boa coisa não é"
"Essa daí, coitada, ficou para titia"
"Namorada minha não sai sozinha à noite"
"A roupa dela era tão curta que parecia garota de programa"
"Estava tão bêbada que nem conseguia falar"
"Ela estava dando mole. E eu não sou homem de recusar!"

41% das jovens brasileiras dizem já ter sofrido algum tipo de agressão física.

Piadinhas machistas como:
"Como dar mais liberdade para a mulher? Aumentando a cozinha"
"Mulher não gosta de homem; gosta de dinheiro"


"Tinha que ser uma mulher no volante"
71% dos acidentes e 70% das multas  são provocados por homens.

Decote ou minissaia não são convite para nada.
74% do homens concordam com a afirmação: "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas"
79% das jovens brasileiras já sofreram violências com cantadas ofensivas e desrespeitosas ou com abordagem agressiva em festas ou locais públicos.



NUNCA SE ESQUEÇAM :
Conversar não significa dar abertura
Usar roupa curta não quer dizer que está se oferecendo
Sair à noite sozinha não significa que queira compahia
Chorar não indica que quer consolo
Estar bêbada não a torna alvo de assédio
Cantada é muito diferente de paquera

Leis:
Assédio sexual
Constrangimentos e ameaças com finalidade de obter favores sexuais feitos por alguém de posição superior à vitima. Pena: detenção de um a dois anos.
Importunação ofensiva ao pudor
É o assédio verbal, quando alguém diz coisas desagradáveis ou faz ameaças. Tais condutas também são formas de agressão e devem ser coibidas. Pena: multa.
Estupro
Tocar as partes intimas de alguém sem permissão, constranger mediante violência, ameaçar, praticar ou permitir qualquer ato sexual não consensual. Pena: de seis a 30 anos de reclusão.
Ato obsceno
É quando alguém pratica uma ação de cunho sexual (exibir seus genitais, por exemplo) em local público a fim de constranger ou ameaçar alguém. Pena: detenção de três meses a um ano ou multa.


Mulheres disquem 180 (central de atendimento à mulher)


Agradeço a revista Claudia e ao Uber por fazerem esse bem tão necessário distribuindo aos seus funcionários exemplares como este para que todos estejam crentes de que medidas podem ser tomadas e que aquele machismo visto como "brincadeirinha" pode nem sempre ficar só por isso. Afinal, em uma brincadeira os dois devem estar se divertindo.

No site da Uber você pode ler por completo e até mesmo baixar essa cartilha esse manual.

You May Also Like

0 comments